top of page

Monovin A: Porque NÃO usar?

  • Elilane Uiniquen
  • 15 de set. de 2015
  • 4 min de leitura

Já ouviu uma amiga dizer: "eu uso Monovin A", você já viu ou usou ?


Então... Um produto de uso veterinário que virou febre nas redes sociais, tão famoso e sendo indicado até mesmo por famosos E também como não se impressionar com algo que promete fazer seu cabelo crescer alguns centímetros a mais em pouco tempo, não é verdade?


O que muita gente não sabe é a série de problemas que esse produto pode causar, com seu uso constante e sem moderação.


Portanto hoje eu vou te mostrar motivos pelo qual você JAMAIS vai querer usar o Monovin A.



Fique atenta(o) as dicas e vem comigo!!


Antes de começar a explicar os motivos, vamos conhecer o que é o Monovin A:




O Monovin A é basicamente um concentrado de vitamina A numa base oleosa (feita de óleo de amendoim), comercializado em frascos-ampola contendo 20 mL. Nada de mais até aqui, certo?



A polêmica começa porque o produto é de uso veterinário.


O Monovin é recomendado para tratar quadros de hipovitaminose A (deficiência de vitamina A) em cães, gatos, porcos, cavalos e bois. O problema pode provocar danos à visão, diarreia, paralisias, convulsões, abortos, infertilidade e problemas de pele.




O Monovin A é usado para fazer a crina dos cavalos ou pelos de outros animais crescer mais, certo?”

Errado. Vários dos blogs e sites que recomendam o uso do Monovin A dizem que ele é feito para estimular o crescimento da crina dos cavalos ou dos pelos de outros animais, o que não é verdade.


A bula menciona “pêlo sem brilho” como um dos sintomas da falta de vitamina A, mas não fala absolutamente nada sobre o crescimento dos pelos (seja como sintoma da hipovitaminose ou como promessa do efeito do tratamento).


Tanto é que o produto é aplicado nos animais via intramuscular profunda, e não aplicado sobre a crina do cavalo, nem injetado na parte da pele onde os folículos capilares produzem os pelos.


Então, agora vamos ver alguns motivos. Veja abaixo o que o Monovin A pode causar com seu uso constante.


O excesso de algumas vitaminas pode ser tão ou mais prejudicial do que a deficiência delas. Isso é mais preocupante ainda no caso das vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, que são armazenadas no corpo por mais tempo e não têm o seu excesso eliminado com tanta rapidez.


Alguns dos sintomas da intoxicação por excesso de vitamina A são:


· Enjoo;

· Fraqueza;

· Sonolência;

· Dores musculares e abdominais;

· Visão turva;

· Febre;

· Anemia;

· Diarreia;

· Ressecamento das mucosas;

· Problemas no fígado;

· Queda de cabelo;

· Levar a morte.


É isso mesmo que você leu. Vitamina A demais pode fazer o seu CABELO CAIR.



Com a absorção do produto no couro capilar automaticamente teremos mais vitamina A em nosso organismo. Vamos entender a quantidades de vitamina A que precisamos e a quantidade de vitamina o nosso organismo absorve com o uso do Monovin A.



A vitamina A em 1 mL de Monovin A (quantidade colocada no Shampoo Bomba) é dez vezes maior do que a dose que um ser humano pode consumir em um dia sem correr o risco de apresentar reações adversas (cada frasco de Monovin A tem 20 mL, ou seja, 200 vezes esse limite).



Agora faz a comparação: a concentração de vitamina A no Monovin é de 10.000.000 UI (unidades internacionais) em cada 100 mL. Cada frasco de Monovin A tem 20 mL (ou seja, 2.000.000 UI). A receita do shampoo bomba pede 1 mL, o que dá 100.000 UI.


A recomendação diária de vitamina A é de 2.300 UI para mulheres e 3.000 UI para homens. A dose máxima considerada segura para seres humanos é de 10.000 UI. Só esse 1 mL de Monovin A que você está colocando no seu shampoo tem dez vezes essa dose.


É claro que o Monovin A é diluído no shampoo, então você não passa 1 mL inteiro na cabeça toda vez que lava os cabelos. Além disso, não se sabe se o tempo que ele fica em contato com o seu couro cabeludo durante a lavagem é suficiente pra promover qualquer absorção significativa.


Mas também é claro que a sua alimentação normal continua fornecendo vitamina A para o seu corpo, além da que estaria supostamente entrando pela sua cabeça. Isso sem contar com outros suplementos alimentares ou medicamentos retinóides (que são feitos a partir da vitamina A e também podem interferir nesse quadro) que você possa estar usando.


O resultado dessa conta é imprevisível. Basicamente, você está lidando com um cenário sem nenhum controle de segurança, fazendo o seu cabelo e o seu corpo de cobaias de laboratório e arcando com todos os riscos da experiência.


Assim como JAMAIS devemos fazer auto medicação, mesmo sendo para uso humano, assim também JAMAIS devemos usar medicamentos de uso veterinário.


Na própria embalagem do Monovin A vem indicando que “o uso ou aplicação deste produto em seres humanos causa graves riscos à saúde”.



COM TANTOS MOTIVOS ASSIM VOCÊ AINDA VAI QUERER USAR OU CONTINUAR USANDO? PENSE BEM, E TENHA CONSCIÊNCIA. FIQUE ATENTO(A) A TUDO QUE TE INDICAREM.



Obrigada e beijos da Eli. Fui!

 
 
 

Comments


bottom of page